A JANELINHA

Estou GrLo

Como se organizar para a chegada do seu bebé

Descobrir que está grávida é um dos momentos mais felizes e emocionantes da vida de uma mulher. Mas rapidamente somos avassaladas por inúmeras dúvidas e questões. E embora o nascimento do bebé pareça muito distante, o tempo passa acorrer e uma boa organização é essencial para que quando o seu filho nasça tenha tudo pronto para o receber com toda a tranquilidade. 


O que deve então tratar em cada mês da sua gravidez?

 

1º Mês - descobrindo a gravidez

Escolha do obstetra


É hora de ir atrás de um profissional de bastante confiança e credibilidade para acompanhar toda a sua gravidez de perto, oferecendo o cuidado que a mãe merece e sempre que precisar. Nem todos os ginecologistas podem fazer este acompanhamento, pelo que deve procurar alguém que se enquadre naquilo que para a mãe é importante, começando por saber se faz partos no hospital que pretende escolher.   


Contar a novidade para família e amigos mais próximos


A decisão de contar sobre a gravidez logo no começo é só sua. Todos vão adorar a notícia! Mas lembre-se de tentar manter a notícia apenas entre as pessoas mais íntimas, já que a gravidez ainda está muito no início.

 

2º Mês - começando a programar

Preparando a pele do corpo e da barriga


Se gosta de se cuidar, este é o momento! A partir do segundo mês, é preciso dar uma atenção especial à pele. Abuse dos óleos e cremes hidratantes recomendados por seu médico para prevenir as temidas estrias. Dessa forma, deixará a pele sempre hidratada e ameniza os possíveis danos. Consumir alimentos saudáveis e tomar bastante água também ajuda bastante!


Comece também a usar uma faixa de gravidez. Embora muitas mães não sintam dores, a distensão dos músculos da barriga quando é feita livremente sob o efeito da força da gravidade, pode provocar danos irrecuperáveis depois do parto. Além disso, servem também de apoio lombar, diminuindo ou evitando as temíveis dores de rins. 



Evite as manchas


Hidratar a pele é importante, mas se proteger do sol é essencial! Use sempre protetor solar para evitar manchas na pele, que são mais comuns durante a gravidez.


Consulte um(a) nutricionista

Um bom nutricionista vai ajudar a tirar todas as suas dúvidas sobre alimentação, o que pode ou não comer, além de ajudar a construir um cardápio equilibrado para o seu novo estilo de vida. Isso é fundamental para a sua saúde e a do seu bebé. Não se esqueça que os efeitos da sua alimentação se vão manter e ajudar a saúde do seu bebé nos primeiros seis a nove meses. (saber mais aqui


 

3ª Mês - o fim do 1º trimestre

Ecografia das 11 às 14 semanas


Esse exame é feito para analisar cada partezinha do seu bebê. Nele, o médico confere o desenvolvimento de todos os órgãos e, às vezes, é possível ter um palpite sobre o sexo do pequenino!


Menino ou menina?


Finalmente, a hora tão esperada! Agora, já pode escolher nome e a cor do quarto – se quiser, é claro! Como se organizar para a chegada do bebé sem saber o sexo é super difícil, tudo fica mais simples a partir do terceiro mês! 


Neste estágio da gravidez, já pode anunciar para todo mundo que a família vai aumentar! Parentes distante, colegas, todos que conhece! 

 

4ª Mês 

Actividades físicas


Mexa-se! Converse com seu médico e comece a praticar atividades físicas apropriadas para grávidas, assim elimina a sensação de inchaço e fica muito mais disposta! Andar muito a pé é quase obrigatório já que exercita musculos que vão ser fundamentais na horado parto, facilitando a expulsão do bebé.


Preparando o enxoval


É agora que vai ficar louca com as roupinhas! Aproveite para fazer o enxoval do seu bebé e escolha os kits mais fofos para vesti-lo com muito amor. Não esqueça de escolher a primiera roupinha e o conjunto para sair da maternidade!


 

5ª Mês

Montando o quartinho


É hora de escolher os móveis para o quarto de bebé. Aproveite para pesquisar os melhores berços e camas, cómodas, armários e sofás. Visite lojas que prestem bons serviços de orientação para ajudar a escolher entre as mil e uma opções possíveis. Prefira o comércio tradicional onde é sempre atendida com mais carinho, mais conhecimentos e de forma mais personalizada. As grandes superficies tendem a querer vender por atacado sem preocupações com as necessidades únicas de cada família.


Tenha em conta prazos de entrega (atenção às férias de Verão e ao Natal) para que possa fazer as suas encomendas com tempo. Antecipe atrasos e alguns problemas que possam surgir, para não ter ansiedade no fim da gravidez. 


Pesquise sobre acessórios e decoração


Escolha também o papel de parede, as cortinas, o abat-jour… Tudo para decorar o quartinho da forma com que sempre sonhou!


Tema do quarto


Com o tema do quartinho definido, fica mais fácil escolher todos os acessórios para combinar! Use a criatividade e escolha um quarto que tenha tudo a ver com o estilo de vida da familia!


 

6ª Mês

Escolha o lugar onde o bebê vai nascer


Nesta fase, também é interessante começar a decidir o hospital ou maternidade onde seu bebé irá nascer, pois já sabe que tipo de gravidez está a ter e qual a maternidade que mais se adequa a si. Essa antecedência é também fundamental para que possa considerar todas as opções, se o seu obstetra poderá acompanhá-la no local indicado e se a maternidade tem acordo com seu seguro de saúde, caso seja particular.  


Curso para Grávida


Estes cursos são oferecidos em muitas maternidades. Mas pode também optar por fazer o curso num espaço privado. Neles, os pais podem aprender muito sobre os cuidados básicos com o bebé, tirar dúvidas, e o melhor de tudo, fazer amizades com outras mães e compartilhar experiências!


 

7ª Mês

Tire suas dúvidas sobre o tipo de parto que vai escolher


Nessa fase, provavelmente já terá pensado em diversos tipos de parto. Chegou a hora da decisão final! Leia muito sobre todos os tipos de parto: natural, cesariana, humanizado, em casa, a lista é grande. Privilegie sempre a sua segurança e a do seu bebé, bem como a forma que quer que o seu parto decorra. Com isso decidido, a preparação para o grande dia será mais tranquila.


Lave as roupinhas


Já está tudo pronto no quartinho? Agora é hora de dar atenção às roupinhas! Lave-as com detergente próprio para bebés, que não causam alergias nem irritações na pele delicada dos pequenos, e em pouca quantidade. Deixe secar, passe se necessário e depois basta sonhar com seu bebé vestindo aquelas roupinhas lindas que escolheu com tanto carinho! 


Arrume a malinha de maternidade


A mala de maternidade já está pronta para partir? Então monte a sua com tudo que a Mãe, o Pai e, claro, o bebé vão precisar nesse período! Não esqueça de documentos, exames médicos, produtos de higiene, carregadores e máquina fotográfica.





 

8ª Mês

Escolha o pediatra


Escolher um pediatra para o seu bebê não é fácil, peça indicações de conhecidos ou do seu próprio obstetra, para ter referências de um profissional confiável. Se possível, marque uma consulta antes do nascimento, para colocar dúvidas que possa ter. Não desanime se achar que depois das primeiras consultas sentir que tem que mudar. Às vezes, apenas por uma questão de personalidade, pode não haver empatia ou não sentir conforto com aquele profissional. Importante é sentir-se confiante e confortável em todos os contactos com o médico que irá acompanhar o seu filho nos próximos 18 anos.


Diminua o ritmo


Desfilar por aí com um barrigão não é tarefa fácil, por isso, esse é o momento de relaxar. Evite situações de stress e diminua o ritmo no trabalho, isso irá ajudar a ficar mais calma para a chegada                                                                                                                           do seu bebé!


Chá de bebé


Se for fazer um chá de bebé, esse é o melhor período pois todas as suas amigas e primas vão adorar ver a sua barriga já enorme! Aproveite para fazer uma Lista de Presentes, actividades para a festinha e pensar num tema. Ou deixe uma amiga tratar de tudo pois às vezes há verdadeiros talentos escondidos. Boa diversão!



 

9ª Mês - o final está a chegar

Visitas semanais ao obstetra


Chegou finalmente à recta final! As consultas ao obstetra agora são semanais, e a ansiedade só aumenta.


Instale a cadeirinha no carro


Se tem carro, procure já instalar a cadeirinha com toda a segurança para que ela já esteja pronta para a volta da maternidade para casa.


Faça a lista de quem será avisado sobre o nascimento


Comece a organizar uma listinha com os nomes das pessoas mais importantes a serem avisadas sobre o nascimento do bebé. Encarregue o pai de fazer o envio logo que possível. Acredite que estão todos ansiosos por saber da boa-nova.


Informe-se sobre o registo do bebé

O registo hoje em dia é feito na maternidade pelo que terá que ter todos os dados, incluindo o nome completo do bebé, antes de sair da maternidade.


Desfrute dos últimos instantes da sua barriga


Na etapa final, é importante curtir cada momento com a sua barriga, que logo logo vai se tornar um lindo bebé nos seus braços. Irá sentir saudade, mas finalmente terá seu bebé  para amar e cuidar.



Fonte: Maria Barriga com base num artigo da internet

 
UA-230305-2